livros,

13 Reasons Why: 13 Diferenças do livro para a série

segunda-feira, abril 10, 2017 Luana Calazans 10 Comments


ATENÇÃO: Esse post contém (muitos) spoilers!


13 Reasons Why é claramente a série que a maioria das pessoas está assistindo, já assistiu ou irá assistir. O que pouca gente sabe é que a série é uma adaptação do livro de Jay Asher, que chegou  no Brasil como Os 13 Porquês.

Tanto o livro como a série retratam assuntos muito importantes de serem abordados: Depressão, bullying, preconceito, abusos psicológicos e sexuais... Fora que todo acontecimento são frutos de questões acontecidas na escola.

Mas, como a série 13 Reasons Why trata-se de uma adaptação, houveram diversas alterações para que ela atingisse o público atual mesmo 10 anos após o lançamento do livro.  A história continua baseada em Hannah, mas veja só todas as outras 13 mudanças na série.

1. Clay ouve as fitas no mesmo dia


Na série, para render e dar continuidade, Clay ouve quase que uma fita por dia, já no livro elas são ouvidas quase que em sequência.

2. Os personagens ganham suas próprias histórias


No livro, os porquês são citados somente quando ouvidos nas fitas da Hannah, sabemos dos acontecimentos diretamente por ela enquanto Clay as ouve. Já na série deram vida aos personagens, sabemos da intimidade, problemas pessoais, o que fazem... Temos representações de problemas reais, o que rende muito mais conteúdo e angústia a série.

3. O baile de inverno não existe


Na série temos toda uma cena romântica onde Jeff obriga Clay a ir para o Baile de inverno da escola e o convence a chamar Hannah para dançar. Eles dançam uma música agitada e uma lenta, tudo lindo! E logo depois tudo piora com Courtney e Bryce aparecendo. Mas no livro, o baile não existe, só é retratada uma festa.

4. Os pais da Hannah tem uma loja de sapatos e não uma farmácia


Na série pordemos ver todas as dificuldade dos pais de hannah em manter a Farmácia em funcionamento após a chega do Walplex no bairro, mas no livro eles têm uma loja de sapatos.

5. Diferenças de sexualidade


Alguns personagens ganharam modificações na adaptação. Courtney passou a ser uma jovem com dificuldade em aceitar sua sexualidade, enquanto Tony ganhou importância e também um namorado. No livro, os personagens eram heterossexuais.

6. No livro, Jeff não é quem morre no acidente


Jeff tem grande presença na série, Clay ajuda ele com estudos e, em forma de agradecimento, ele tenta ajudar o Clay com problemas socais, e quem sofre o acidente no dia da festa da Jessica foi ele. Já no livro, existe sim o acidente e problema da placa de trânsito, mas quem morre é  “mais um entre tantos rostos da escola” que Clay não conhecia.

7. Tony, Clay e as fitas


apesar de gostar bastante do personagem de Tony na série, no livro ele só aparece oficialmente quando Clay está prestes a ouvir sua fita.

8. Briga Judicial


O livro é centrado no Clay ouvindo as fitas de Hannah, o que muda também a vivência dos personagens no livro. Então como todo o tempo é muito curto, não é citada algum tipo de processo entre os pais da Hannah e a escola, mas isso não significa que ela não existisse na imaginação dos leitores.

9. A ordem das fitas


Na série os acontecimentos são na ordem: Estupro, placa caída e Clay, Já no livro é Clay, estupro e placa   (desculpem a insensibilidade nessa frase).

Como a ordem dos acontecimentos é diferente, a ordem dos porquês também é. A fita do Clay é a 9, vindo depois Justin (de novo) Jessy, que se tornou Sheri na série, e os dois último permaneceram iguais: Bryce, Sr. Porter.

10. Os parênteses abertos sobre Justin, Alex e Tyler


No último episódio da série temos Justin indo embora, Alex cometendo suposto suicídio e Tyler fazendo compras de armas, o que dá a entender um suposto ataque. São pontos que deixam aberto para uma segunda temporada, completamente diferente do livro onde os porquês não tem vida ativa.

11. A confissão de Bryce


Na série existe a cena em que Clay vai atrás de Bryce e faz com que o mesmo confesse o que fez com Hannah Baker e grava na 14ª fita. Já no livro essa cena não existe, e a 14ª fita é preenchida por um vazio.

12. As cenas de estupro de forma mais aberta


No livro é contato o que acontece de forma menos explícita, com frases como “ele colocou a mão dentro do meu biquíni e não parou por aí” e contava que Hannah não disse “não” nem tirou a mão dele, apesar de estar chorando. Já a série revela toda a brutalidade do ataque, com cenas bem explícitas e pesadas de se assistir.

13. A forma que Hannah comete suicídio


No livro, Hannah pensa em como cometer suicídio e decide que seria de uma forma indolor, então ela tem uma overdose de comprimidos. Já na série, ela corta os pulsos dentro da banheira.


Independente de qual você prefira e qual você tenha lido/assistido, ambos carregam um conteúdo muito importante e pesado. Preconceito, bullying, abusos e depressão são coisas reais, que acontecem com pessoas reais. Faça sua parte e não seja um porquê. Ajude as pessoas, seja uma pessoa melhor.

Você também vai gostar!

10 comentários:

  1. Eu assisti somente a série, e realmente tem assuntos e cenas bem pesados e presente em nosso dia a dia. Me parece que a serie ficou melhor desenvolvida do que o livro. Quando tiver a oportunidade vou dar uma chance pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem todo o desenvolvimento voltado para o Clay ouvindo as fitas, sabe? É o foco da história, já na série temos o desenvolvimento dos personagens, o que gosto muito! Também acho a série mega pesada, inclusive levei longos dias para assistir

      Excluir
  2. Eu assisti a série e posso dizer que estou ansiosa para comprar o livro para ler, se eu já fiquei presa na história da série, tenho certeza que vou ficar presa na história do livro... gostei muito do post comparando livro/série. Escrita bem feita e de forma clara e objetiva... parabéns pelo blog...


    http://diicasdacah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os desenvolvimentos são muito bons, você vai gostar bastante!
      Muuuito obrigada pelo elogio! Espero te ver sempre aqui, fiquei muito feliz com a sua visita <3

      Excluir
  3. Eu li o livro já tem um tempo, mesmo assim ainda consegui lembrar de alguns detalhes. Enquanto assistia a série, que por sinal eu amei, e estou na torcida pra uma futura segunda temporada.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças são bem gritantes, né? Mas assisti pensando no livro também, foi uma das leituras que mais me marcou. Antes de assistir a série eu era completamente contra a segunda temp por causa do livro, mas depois que acabei de assistir também estou ansiosa!

      Excluir
  4. Eu comecei a assistir a série essa semana e ainda não terminei, mas já estou ansiosa pra ler o livro. Apesar de eu gostar mais de ler antes de assistir, saber que tem algumas coisas diferentes já aumenta minha curiosidade. Beijos!

    hannahsoaress.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bem retratado na série, mas pela série ter um conteúdo alternativo seria bem legal se você lesse também! Eu li, assisti e li de novo haha

      Beijinhossss

      Excluir
  5. Oi.
    Eu só assisti a série até o momento, e confesso que perdi o interesse pelo livro, pois acredito que não me agradará tanto quanto a série me agradou.
    Apesar de não ter lido o livro, acredito que todas as mudanças foram muito bem feitas e bem pensadas, pois acabou sendo muito mais eficaz, pelo o que eu percebi.

    Adorei seu blog.

    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!
      Olha, isso aconteceu com muita gente... Como o livro trata mais de Clay, Hannah e seus assuntos, quem se apegou a outros personagens na série não tem interesse na leitura, mas confesso que a história de Hannah é mais intensa no livro, mesmo sem o retrato das violências da forma que acontece na série.

      Muito obrigada mesmo! Espero que volte mais vezes.

      Beijinhoss

      Excluir