fotografia,

Dicas para tirar fotos noturnas com o celular!

quarta-feira, junho 29, 2016 Luana Calazans 18 Comments

Vocês sabem que tomei um interesse e amor enorme por fotografias há um tempinho, né? Inclusive estou lutando para arrumar o o meu Feed do Instagram (isso ta virando toque já), mas o problema é que tirar fotos no celular com qualidade profissional é realmente complicado, principalmente durante a noite, até porque a iluminação é um ponto importantíssimo na fotografia.

E como até mesmo o fotógrafos profissas tem uma certa dificuldade para tirar fotos noturnas, não fique deprê se você já tentou e não conseguiu um clique maneiro à noite. 

Pensando nisso e em tudo que venho aprendendo para tirar fotos melhores, separei umas dicas aqui de como ter o close certo nas suas fotos, salvando a sua noite, e suas memórias também! 

Não use flash 

Mesmo com todas as melhoras que são feitas, os celulares ainda não têm flash para determinadas distâncias, e geralmente estouram se usados a curta distância.
As fotos ficam esbranquiçadas e só sai realmente claro até onde o flash alcançou, então aquela foto com os amigos na balada... Não use flash.
Uma coisa que tenho usado pra vida e tem ajudado muito a salvar todas as minhas fotos é: Usar a lanterna de outro celular pra iluminar! AJUDA MUITO!!!! As fotos ficam iluminadas, nítidas, mas da mesma forma não perdem a graça de uma foto noturna.
Uma foto publicada por Luana Calazans (@lucalazanss) em

Uma outra coisa legal de se dizer é: Compre um flash para selfies! No Aliexpress vende uns bem baratinhos! Esse tipo de flash serve como o do Snapchat, ilumina para selfies e ajuda bastante nesses momentos, mas só para selfies mesmo! 

Ajuste o ISO da câmera

Meu Deus, Luana, mas  o que isso faz? Entãooooo, uma forma rápida e fácil de explicar é: o ISO 'granula' as fotos, lembra o efeito do Photoscape que todo mundo usa que a foto fica com umas bolinhas? hahah então, é basicamente isso, mas usado para a melhoria da câmera.

O ISO, quando regulado direitinho, não deixa a foto granulada, muito pelo contrário. ele regula a sensibilidade da câmera, o que ajuda a deixar a cena mais clara na tele do celular. Mas vale dizer também que faz com que perca a qualidade da imagem.

Desligue o modo HDR

Particularmente, nunca ligo o HDR, mas vamos lá hahaha
O HDR é ótimo para tirar fotos durante o dia, porque ajuda a aumentar a sensibilidade da câmera, diminui a velocidade das coisas em volta deixando tudo um pouco mais colorido e tudo mais, massss à noite, as imagens podem acabar borradas. 
A estabilidade da foto sempre é um problema durante a noite, principalmente com fotos de celular, porque a sensibilidade da câmera acaba sendo maior e, mesmo quando o HDR desligado, as fotos acabam saindo um pouco mais tremidas que o normal. Então, se for possível, use um apoio para o celular, ou até mesmo num tripé.

Use aplicativos para editar fotos

MELHOR ASSUNTO!!! Junto com a minha loucura de organizar o feed do instagram, vem toda aquela loucura também de editar fotos. Meu namorado já acha que to doida com isso messsssmo hahaha. Existem centenasssss de aplicativos que ajudam a melhor a foto, seja durante o dia ou a noite, então se você tirou a sua foto e ela não ficou tão boa assim, pede um sos pros apps para editar fotos e salve a sua!

Se quiserem, posso estar fazendo um post com os principais aplicativos de edição de fotos que uso ;)

E já que estamos falando de edição, algo muito importante para fotos no geral, principalmente a noite é: Abuse dos recursos!

Hoje em dia todo celular já vem com um bom programa de edição de fotos, se o seu não tem, aproveite o próprio Instagram para isso. A boa mesmo é usarmos efeitos (sem exagero, galera), as técnicas de recortes, a melhoria dos ruídos, dar aquele mexidinha no contraste e saturação da foto e PRONTO! 
Tenho certeza que dá pra melhorar totalmente aquela fotos escura que você amou mas estava impraticável de tão escura!

Ah, só pra fechar, sabia que uma foto a noite nunca será igual a uma foto tirada durante o dia, então nem tente fazer isso! O recadinho principal é aceitar a foto como você tirou pelas condições que estava e tentar melhorar ao máximo! Se conseguir melhorar antes do clique MELHOR AINDA HAHA
A dica é deixar os tons escuros ainda mais escuros e os claros ainda mais claros. Você pode fazer isso com uma simples regulagem de luminosidade, contraste e saturação ;)

Você também vai gostar!

18 comentários:

  1. muito boa as dicas, eu nao sabia sobre o HDR!
    http://karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Karol! O HDR da o maior tãn na foto haha

      Excluir
  2. Adoreei as dicas! uma foto tirada com qualidade boa
    dá pra fazer umas edições bem mais legais né?
    já estou te seguindo
    Blog Dinha Belmont✿
    Página do Facebook
    Instagram✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, Dinha! Sempre tive problemas com fotos a noite mas depois que comece a seguir as dicas a qualidade melhorou muuuito!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, são bem úteis. <3
    Já estou te seguindo. Poderia retribuir o carinho, seguindo o meu?
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, que bom que gostou! Estou indo dar uma passadinha lá, beijinhosss

      Excluir
  4. Adorei as dicas, sempre fico perdida na hora de tirar fotos á noite :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem úteis, né? Fico bem feliz que tenha gostado!

      Beijinhosss

      Excluir
  5. achei seu post mega valido pois amo tirar fotos a noite mas que nem sempre saem com a melhor qualidade ..
    essa primeira achei boa pois sempre usava o flash
    beijos


    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que gostou! Fico muito feliz que seja útil para você. Eu também usava o flash, e estourava as fotos. Adorei saber dessas dicas e poder compartilhar com vocês. Beijinhosss.

      Excluir
  6. Antes eu me iludia com o flash, agora não caio mais nessa hahaha
    Eu até evitava tirar fotos a noite, mas vou testar usar uma lanterna, adorei a dica

    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo já sofreu essa ilusão hahaha. Usa sim! Eu gosto muito, da bastante diferença! Depois me conta o que achou, beleza?

      Excluir
  7. Ótimas dicas! Eu não uso o celular para tirar fotos, mas posso usar as dicas mesmo assim. Ultimamente tenho resolvido tudo isso direto no Photoshop kkk. Mas as vzs nem ele da jeito!

    Beijos <3 Blog Tanamoda / Layouts para Blogger / Rede Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Photoshop é o rei do mundo mesmo hahah Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  8. Amei as dicas, agora eu sei o que eu fazia de errado, muito bom o post!Bjs!

    Menina, xeutecontar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que bom que te ajudou! Eu fazia tudo errado hahah fico feliz de poder compartilhar as dicas com você. Beijinhosss

      Excluir